Campanha para incentivar contratação de idosos no mercado
Valmir Zoratto se baseia em iniciativas de municípios da região que estão contratando idosos no mercado de trabalho
Publicado em: 17 de junho de 2010
Valmir Zoratto se baseia em iniciativas de municípios da região que estão contratando idosos no mercado de trabalho
A Câmara aprovou indicação do vereador Valmir Zoratto (PTB), que sugere ao prefeito Waldemir estudos para realizar campanha publicitária para incentivar contratação de idosos no mercado de trabalho.
Segundo Zoratto, em supermercados da região já se verifica uma significativa presença de idosos trabalhando em diversos setores, exercendo principalmente funções relacionadas à recepção e atendimento aos clientes.
“Nesses estabelecimentos verifica-se uma satisfação geral ante a presença dos mesmos, por serem funcionários cordiais e atenciosos, servindo de exemplo para os mais jovens e contribuindo para um ambiente de trabalho acolhedor, agradável e produtivo”, observa.
O vereador defende o acesso da terceira idade ao mercado de trabalho e diz que todos ganham com isso. “O trabalho é benéfico ao idoso porque lhe possibilita o aumento de renda e o sentimento de que é útil. Para o empresário, é vantajoso porque eleva a produtividade e para o poder público é interessante porque reduz as possibilidades do idoso e seus dependentes necessitarem dos serviços assistenciais e de saúde”, analisa.
O avanço da ciência e da medicina vem contribuindo para o aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida nas últimas décadas, proporcionando ao ser humano alcançar idades nunca antes atingidas.
É cada vez maior o número de pessoas que ultrapassam os 60 anos em boas condições físicas e mentais. Á frente dessas mudanças populacionais, o trabalho será cada vez mais uma realidade na terceira idade.
“O idoso, com suas potencialidades e limitações, pode ser parte significativa da força de trabalho, visto que, mais do que nunca, as questões relativas à capacidade mental do trabalhador nesta fase são mais relevantes do que a força física e isto possibilita a produtividade satisfatória, que é a meta de todo empregador”, conclui Valmir Zoratto.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email