Empresário Romildo Contelli recebe título de Cidadão Tupãense

Em solenidade realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira, o empresário Romildo Contelli recebeu o título de Cidadão Tupãense.

Publicado em: 17 de setembro de 2019

Em solenidade realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira, o empresário Romildo Contelli recebeu o título de Cidadão Tupãense. A homenagem foi proposta pelo bloco parlamentar integrado pelos vereadores Amauri Mortágua, Alexandre Scombatti e Renan Pontelli, em reconhecimento à “fundamental contribuição do homenageado ao desenvolvimento social e econômico do município”.

                Além de um grande público, a solenidade foi prestigiada pelo prefeito Caio Aoqui, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Lucas Hatano, e pelos vereadores Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, Antonio Carlos Meirelles, Eliézer de Carvalho, Osmídio Castilho, Paulo Henrique Andrade, além de outras autoridades civis e militares.

                “Romildo sempre acreditou e investiu em Tupã. Por isso, propusemos esta homenagem. Em reconhecimento a quem, através de seu trabalho, ajuda no desenvolvimento de nosso município, gerando milhares de empregos direta e indiretamente”, justificou o vereador Alexandre Scombatti, que entregou o título a Contelli.

                “Uma das funções desta Casa de Leis é reconhecer a ação daqueles que ajudam no desenvolvimento de Tupã e Romildo Contelli é uma destas pessoas. Seu espírito empreender e sua capacidade de trabalho muito ajudaram e continuam ajudando nosso município a se desenvolver”, elogiou o vereador Antônio Alves de Sousa, durante a solenidade.

                Já o vereador Paulo Henrique Andrade destacou a colaboração que o homenageado dá constantemente para manter Tupã como referência na produção de amendoim, não somente no estado de São Paulo, mas em todo o país. “É inegável a importância que Romildo tem para o desenvolvimento do agronegócio”, reiterou.

                Representando o bloco parlamentar que propôs a homenagem, o vereador Renan Pontelli lembrou que a agricultura tem sido um dos principais pilares da economia tupãense, gerando empregos e produzindo divisas.  “Há muito tempo, o amendoim tem sido um dos carros chefes de nossa produção agrícola e devemos isso a um grupo de abnegados, que vive constantemente buscando inovar e aumentar a produção. Romildo Contelli é uma destas pessoas”, destacou.

                O prefeito Caio Aoqui também elogiou Contelli, lembrando que ele, mesmo se dedicando quase integralmente ao trabalho em suas empresas, encontra tempo para colaborar com entidades importantes. “Romildo já atuou como secretário do Sindicato Rural e foi presidente da Camap. Seu papel em nossa sociedade merece grande destaque. Este título é um justo reconhecimento do Poder Legislativo e da população de Tupã a tudo que o homenageado fez e continua fazendo por nossa cidade e pela população”, enalteceu.

                Emocionado, Contelli agradeceu a homenagem, declarando seu amor por Tupã. O empresário lembrou sua trajetória, destacando, acima de tudo, o amor pela agricultura e a vontade de vencer na vida trabalhando a terra, ambos herdados de seu pai, Natal Contelli. “Esta homenagem é muito importante, porque tenho muito amor por Tupã. Esta cidade me recebeu muito bem. Foi aqui que formei minha família e é aqui que fiz muitos dos meus melhores amigos”, destacou. O empresário reiterou, ainda, seu compromisso com a cidade. “Tupã é agora também minha terra. E é aqui que quero continuar investindo, para tornar nosso município um caso de sucesso cada vez maior, principalmente com relação ao setor no qual atuo”, concluiu.

 

O homenageado

 

Romildo Ramos Contelli nasceu em Quintana, filho e Natal e Cida Contelli. Antes de se mudar para Tupã, morou em Herculândia, onde chegou a ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores.

“A história empreendedora de Romildo, une esforço, novas ideias e apoio familiar. Uma trajetória marcada pelo desejo de mudança e, ao mesmo tempo, de permanecer no meio rural. Seu jeito é simples, mas sua capacidade de criar empresas rurais de sucesso vai muito além dos padrões de um empreendedor comum”, frisou o vereador Renan Pontelli.

Depois de trabalhar o plantio de amendoim com auxílio de animais, Contelli iniciou, em 1979, a mecanização da lavoura. Logo na primeira produção, plantou 30 hectares e, pouco tempo depois, tornou-se uns dos maiores produtores de amendoim do Brasil. Foi nesse processo que o sonho de abrir uma agroindústria tomou forma até culminar com a fundação da Beatrice Comércio, Importação e Exportação de Amendoim, em 1993.

Hoje destaque no cenário internacional, a produção brasileira de amendoim deve muito aos irmãos Contelli. Foram eles que, em 1997, ajudaram a introduzir em território nacional novas variedades de amendoim tipo runner, que auxiliaram a alavancar a produção e o volume de comercializado com outros países.

A empresa hoje produz, seleciona, armazena e processa amendoins da mais alta qualidade e os exporta para mais de 40 países no mundo, incluindo a União Europeia. Com uma plantação própria, produz cerca de 32.000 toneladas de amendoim em casca e recebe ainda outras 40 mil toneladas de produtores da região, sendo 100% dessa produção de amendoim com caraterísticas Alto Oleico.


Publicado por: Assessoria Parlamentar

Cadastre-se e receba notícias em seu email